Movimento popular confirma o “Dia do Basta”

 
Genuinamente emanado das redes sociais na internet, o “Dia do Basta” é um movimento social, de iniciativa popular, de caráter pacífico e apartidário, formado por diversos estados e várias cidades brasileiras.
Através da formação de uma proposta coletiva horizontal, com a participação de todos e comprometidos com a cidadania, o resgate da ética e da moralidade nas instituições públicas (Legislativo, Executivo e Judiciário, nas esferas nacionais, estaduais e municipais), o ato objetiva estimular e mobilizar a sociedade brasileira para a troca de ideias, articulações, ações e manifestações (pacíficas e apartidárias) na internet, ruas e praças de nossas cidades.
Os idealizadores destacam que não buscam formar lideranças e condenam atitudes de publicidade pessoal no âmbito do evento, pois consideram uma contradição lutar contra a corrupção e querer obter ganho pessoal com isso. “Nosso movimento é anônimo no sentido impessoal, não se sujeitará promover vaidades individuais e não aceitaremos servir de trampolim eleitoral para qualquer membro do grupo ou extra-grupo”, afirma.
Segundo líderes do movimento, a omissão compromete o progresso da nação e estimular a sociedade a participar é o caminho para aperfeiçoar nossa democracia. Eles citam a lei da “Ficha Limpa” como um exemplo de que a sociedade organizada e ativa consegue a aprovação de propostas contra a corrupção. “Há muitas outras propostas e projetos que precisam da pressão social para serem incluídos em nosso sistema político. O controle da sociedade deve ser permanente”, afirma.
A manifestação também tem a missão de lutar pela inserção de crimes de corrupção na categoria de hediondos, pelo voto parlamentar aberto e o fim do foro privilegiado, afirma uma das integrantes do movimento no Acre.
“Mas queremos fazer mais que isso! Fazer com que a nossa sociedade reflita sobre como anda a moral e a ética não só na política mais em todos nós”, conclui Janara Dantas.
Em Rio Branco, o “Dia do Basta” será realizado às 09h do dia 08 de dezembro, em frente à Assembleia Legislativa do Estado do Acre.
Da Redação do Acrealerta.com

Postar um comentário

0 Comentários