Homem de 102 anos caminha 500 metros para votar no interior do Acre

Mesmo sem ser obrigado a votar, todos os anos de eleições, o aposentado Adilis Nogueira Maciel, de 102 anos, faz questão de exercer seu papel de cidadão. Da casa onde o idoso mora, no bairro Cruzeirão em Cruzeiro  do Sul, até a seção onde vota, na Escola Antônio de Barros Freire, ele precisa caminhar 500 metros. Funcionário aposentado do cartório eleitoral do município, Adilis chegou sozinho à seção eleitoral e demorou cerca de 15 segundos para efetivar seu voto. Ele ressalta que não abre mão de exercer o direito.
O primeiro pleito que Adilis participou como eleitor foi em 1936 e desde então nunca deixou de votar nas eleições. “Não abro mão. Enquanto puder andar terei o prazer de votar porque acho que a democracia é isso, devemos respeitar as leis e votar no candidato que achar melhor”, diz enquanto saía de sua seção eleitoral.
Antes da votação, o Tribunal Regional do Acre (TRE-AC) orientou aos eleitores sobre a prioridade na hora da votação. Foi informado que eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes têm preferência para votar.
Após 20 anos, o Acre volta a escolher seu representante em um segundo turno. Neste domingo (26), mais de 506 mil eleitores voltaram às urnas para decidir as eleições para governador do estado e presidente da República. A votação iniciou às 8h e se estende até às 17h. O candidato tucano Marcio Bittar disputa o cargo com petista Tião Viana.
fonte  g1