Tião Viana, do PT, é reeleito governador do Acre

Tião Viana, do PT, foi reeleito neste domingo (26) governador do Acre no segundo turno. Ele venceu o adversários Marcio Bittar (PSDB) em disputa para governar o estado pelos próximos quatro anos. Nazaré Lambert (PT) será a vice-governadora no próximo mandato. 
A reeleição foi confirmada com 100% das urnas apuradas. O atual governador recebeu 196.509 votos, o que corresponde a 51,29% dos votos válidos. Já Marcio Bittar (PSDB) teve 186.658 votos, o que corresponde a 48,71%.
Biografia
Sebastião Afonso Viana Macedo das Neves é natural de Rio Branco, capital do Acre. Filho do ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado Wildy Viana, nasceu em 9 de fevereiro de 1961 e é formado em medicina pela Universidade Federal do Pará. Disputou a primeira eleição em 1994, mas não conseguiu se eleger. Foi eleito senador em 1998 e reeleito em 2006, sempre pelo PT. Em 2010, se elegeu governador do Acre, conquistando a reeleição neste ano.
Campanha
No segundo turno, nas duas pesquisas Ibope, encomendadas pela TV Acre, afiliada da Rede Globo , divulgadas no mês de outubro, Tião Viana esteve a frente do adversário Marcio Bittar nas intenções de voto. Na primeira, datada no dia 17 de outubro, o candidato da coligação Frente Popular tinha 53%, contra 47% de Marcio Bittar.
Na segunda pesquisa Ibope, divulgada no dia 25, Viana representava 55% das intenções de votos entre os acreanos, enquanto Marcio Bittar tinha 45%.
Propostas
Durante a campanha, o petista se propôs a dar continuidade a programas estabelecidos nos primeiros quatro anos de mandato, como a construção de casas e pavimentação, manutenção e urbanização de rodovias, estradas, ramais, bem como o programa Ruas do Povo.
Viana também propôs a manutenção e ampliação de saúde em vigilância, assistência farmacêutica. Também defende a inclusão do ensino integral no estado, investimento na educação bilíngue, formação de docentes e do magistério para indígenas.
O petista diz também que vai reforçar a segurança em escolas públicas e policiamento comunitário. Para a geração de empregos, Viana diz que vai investir na criação de postos de trabalho nos setores industriais, infraestrutura, desenvolvimento urbano e produção rural.
Confira votação dos candidatos com 100% das urnas apuradas:
Tião Viana (PT): 51,29%
Márcio Bittar (PSDB): 48,71%

fonte g1