Conta de energia elétrica deve ficar 15,93% mais barata no Acre

A conta de luz dos acreanos deve sofre baixa média de 15,93%, já a partir do próximo dia 30 deste mês. A decisão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e foi divulgada no início da manhã desta terça-feira, 25. Segundo o órgão, a Diretoria aprovou o reajuste tarifário da Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), durante Reunião Pública.
De acordo com a proposta, aos consumidores residenciais (Classe B1), haverá uma redução de -16,87%, ou seja, a tarifa mensal ficará quase 17% mais barata. Ao todo, 236 mil consumidores serão beneficiados com o reajuste negativo. Todos os 22 municípios do estado serão alcançados pela diminuição.
Segundo a Aneel, “ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais”, informa.
Procurada, a Assessoria de Imprensa da Eletroacre não quis se pronunciar sobre o reajuste. Segundo o servidor que atendeu a Reportagem do ac24horas, nas próximas horas a empresa deve liberar nota à imprensa, tratando do assunto. Mesmo assim, o funcionário recusou-se a confirmar um dado já informado pela Agência Nacional de regulação, orientando o ac24horas a acessar o sitio eletrônico da Aneel.