Tarauacá tem situação de emergência decretada por causa de cheia

O município acreano de Tarauacá, distante 400 km da capital Rio Branco, teve situação de emergência decretada pela prefeitura, neste domingo (16), após o nível do Rio Tarauacá chegar a 11, 75 metros. De acordo com o prefeito da cidade, Rodrigo Damasceno, mais de quatro mil famílias já foram atingidas pela cheia desde a última sexta-feira (14).
Até o momento, a cheia já atingiu seis bairros de Tarauacá, incluindo o Centro. Dezesseis famílias foram levadas para abrigos.
Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa é a sexta cheia que atinge o município, em 2014, e a segunda vez no ano em que as autoridades consideram necessário decretar situação de emergência.
"É a maior enchente já registrada na história de Tarauacá", afirma Damasceno.
Ainda segundo o prefeito, a Eletrobras Distribuição Acre já avalia a possibilidade de desligar a energia nos locais atingidos.
Apesar da situação, o coordenador da Defesa Civil Estadual coronel Carlos Gundim diz que a situação do rio permanece estável.
Com a marca de 11,75 metros neste domingo, o Rio Tarauacá está 2,75 metros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros. Segundo Gundim, a enchente foi causada pelas chuvas que ocorreram na região nos últimos três dias.
fonte g1