Enchente em Brasiléia supera a de 2012 e desabriga 2,3 mil pessoas; veja o vídeo

O rio Acre em Brasiléia atingiu a marca de 14,81 metros na tarde desta segunda-feira (23) e já superou a enchente de 2012, registrada como a maior enchente da região. Os problemas se agravam com a falta de comunicação por telefonia móvel, fixa e internet, interrompida por conta da base das empresas do setor terem sido afetadas.
O município de Brasiléia se encontra, neste momento, isolado por terra, juntamente com a cidade de Assis Brasil, na tríplice fronteira Brasil, Bolívia e Peru. O acesso à região está sendo realizado somente por meio de barcos e helicóptero, usado pelo Exército e governo do Estado.
A situação no município é preocupante, já que o rio não para de subir e o isolamento por terra dificulta ainda mais o socorro às famílias atingidas e o apoio humanitário por parte dos órgãos públicos.
Foram registradas 2,3 mil pessoas desabrigadas, que estão em abrigos ou em casas de parentes. A situação se agrava a cada hora pela elevação das águas.
Toda a equipe do Município, por meio da Prefeitura de Brasiléia, coordena os trabalhos juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército e Defesa Civil, junto às famílias que estão desabrigadas
cheiabrasileiamaior
O coordenador da Defesa Civil do município, Naldo Rufino, que também é secretário de Obras, disse que todos os trabalhos de ajuda às famílias estão sendo realizados de forma integrada com os demais órgãos.
“Estamos fazendo tudo para ajudar nossa população; estamos tendo muita ajuda de voluntários. Isso é importante, pois o efetivo de pessoas da prefeitura e dos órgãos de segurança estão praticamente sobrecarregados. O grande problema que surgiu nesse momento e prejudicou até muitos socorros às famílias foi a interrupção da comunicação por telefonia e internet. Estamos com algumas dificuldades, mas também, vamos superando aos poucos. Não podemos é deixar nossa população sem este apoio e ajuda”, disse Naldo.
brasileiacheiawiliandro3brasileiacheiawiliandro
Para o prefeito Everaldo Gomes, a ajuda do governo que foi prometida ainda não chegou e vem dificultando o apoio às famílias afetadas.
“O governador Tião Viana esteve aqui no domingo (22), entregamos as principais solicitações e ainda estamos aguardando, mas o número de famílias atingidas só aumenta pelo aumento do nível do rio, de hora em hora, o que acaba aumentando nossas demandas. Precisamos de ajuda para garantir o socorro a nossa população, que sofre com tudo isso”, destacou Everaldo



fonte  Contilnet