Campanha SOS Acre ganha apoio de artistas; saiba como ajudar


"Neste momento, todo brasileiro é acrianos", afirmou o jornalista e apresentador Pedro Bial por meio de um vídeo, que está sendo divulgado pelas redes sociais, em apoio aos atingidos pela cheia do Rio Acre, que ultrapassou a marca histórica nesta segunda-feira (2). Não apenas ele, como o ator Murilo Rosa, a autora de novelas Glória Perez, a atriz acriana Brendha Haddad e os comediantes Welder Rodrigues, Jovane Nunes e Ricardo Pipo, da Companhia de Comédia Melhores do Mundo, mostraram solidariedade e fizeram vídeos em apoio às famílias atingidas pela tragédia.
Os depoimentos fazem parte da campanha SOS Enchente Acre, que arrecada recursos para ajudar os atingidos pela enchente em todo o estado. A ação é realizada pelo Programa Acre Solidário em parceria com a Diocese de rio branco, que administra a conta bancária.  Depósitos de qualquer quantia podem ser enviados para a conta corrente 500-2, agência 0071-X, Banco Brasil.
De acordo com a coordenadora da campanha de doação para os desabrigados, Walnizia Cavalcante, todas as manifestações foram voluntárias. "Essas mensagens foram espontâneas. Pessoas que ligavam para saber notícias. Alguns já estiveram aqui no Acre", afirma.
Ela explica que as doações financeiras vão ser revistadas em donativos. "A diocese vai prestar conta e transformar isso em doações, comidas, materiais que vão ser distribuídos nas comunidades ribeirinhas", diz.
Apenas na capital, 6 mil pessoas estão em abrigos públicos. Nesta segunda-feira (2), o manancial chegou à marca histórica 17,81 metros às 10h, ultrapassando a cota de 1997 de 17,66 metros. O prefeito da capital acreana, Marcus Alexandre, decretou, neste domingo (1), estado de calamidade pública. Dos 212 bairros existentes na capital acreana, 38 foram atingidos pela cheia.
SOS ENCHENTE RIO ACRE
AG. 0071-X
Conta Corrente: 500-2
Ponte Juscelino Kubitschek neste domingo (1º), em Rio Branco (Foto: João Paulo Maia)
O governo do Acre iniciou no dia 23 a campanha para arrecadar doações para a população dos municípios atingidos pela recentes enchentes dos rios acreanos. A ação faz parte do movimento "Acre Solidário", encabeçado pela primeira dama do estado, Marlúcia Cândida. O foco da campanha é arrecadar alimentos não perecíveis, com destaque para o leite em pó e massa para mingau, além de outros itens, como fraldas descartáveis, roupas e calçados.
Na capital, os donativos podem ser entregues na Central de Serviço Público (OCA), na Avenida Brasil; Palácio das Secretarias; Quartel da Polícia Militar; Casa Civil; Igreja Batista do Bosque; Supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Izaura Parente e Via Chico Mendes; Secretarias e autarquias estaduais
fonte  g1