Feijó e Acrelândia tiram nota zero em transparência


Os municípios de Feijó e Acrelândia foram destaque Brasil afora. As suas administrações tiraram nota zero no índice de transparência, segundo o ranking da Controladoria Geral da União (CGU), em recente aferição. Ao todo, foram 305 cidades com nota zero no quesito. O número representa 62% do total avaliado
O estudo foi feito em comemoração aos três anos da Lei de Acesso à Informação (LAI), que garante o direito dos cidadãos a ter acesso a informações produzidas ou detidas pelo governo. O levantamento levou em consideração as 27 capitais mais 465 municípios.
Neste universo, apenas duas cidades tiraram nota dez: São Paulo e Apiúna, em Santa Catarina (um município de 10 mil habitantes). Dentre as capitais, estão no topo do ranking Curitiba (nota 9,31) e Brasília (nota 8,89). Três capitais estão entre as cidades com nota zero: Macapá (AP), Porto Velho (RO) e São Luís (MA).
A verificação da transparência de cada município foi feita através de solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas do governo. A avaliação ocorreu apenas no poder executivo de cada local. Rio Branco ficou em sétimo lugar entre as capitais, sendo a primeira da Região Norte, com nota 7,78, à frente de cidades bem maiores como Salvador e Rio de Janeiro.
fonte AC 24 Horas