Menino de 6 anos sofre corte no pescoço com linha de pipa, no AC

A brincadeira de soltar pipa é comum nesta época do ano, quando as crianças entram em férias escolares. Mas, o ato de misturar cola com pó de vidro para produzir o chamado cerol, produto cortante utilizado pelos praticantes dessa atividade para passar na linha usada no brinquedo, pode ser fatal. O motorista Ronei Adriano, de 29 anos, que o diga. No último dia 11 de julho ele passou por um grande susto, quando o filho dele, de apenas seis anos, foi vítima de uma linha de pipa com cerol quando andava de bicicleta em uma praça no bairro Sobral, em Rio Branco.
Segundo Adriano, o corte no pescoço da criança tem ao menos 15 centímetros. O pai conta que ele e o filho estavam dando voltas de bicicleta em uma praça próximo de casa, quando se distraiu e viu que o filho estava com um corte no pescoço. “Deu um desespero, olhei para todos os lados, mas não consegui identificar de quem era a linha. Acho que ela estava caindo ou alguém vinha puxando. Foi muita sorte, porque ela pegou em cheio no pescoço dele, e chegou a cortar bastante”, conta.
De acordo com Adriano, várias crianças estavam brincando de pipa no local. O pai da vítima diz que não foi em busca de culpados, pois, acredita que seja perda de tempo e, segundo ele, um processo não iria dar em nada.
Após o garoto ser ferido, o pai diz que preferiu não esperar a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e resolveu levar o filho para a Unidade de Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro. "O médico que atendeu disse que era melhor não dar pontos, pois a cicatriz ficaria muito feia. Então, ele fez um curativo e orientou como deveríamos cuidar. Graças a Deus meu filho está se recuperando bem", diz.
Usar linha de pipa com cerol é crime, diz Corpo de Bombeiros
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros, Cláudio Falcão, existe uma legislação que proíbe o uso de linha de pipa com cerol. Falcão diz que não existe um órgão fiscalizador, no caso de a pessoa praticar essa contravenção penal e ser denunciada ou flagranteada e precisar responder por isso.
“Se você vir uma pessoa usando linha de pipa com cerol, pode denunciar à delegacia e ela vai responder por essa contravenção. É como qualquer outro crime, a pessoa denuncia, a polícia captura o suspeito e encaminha para a delegacia. Então, o órgão fiscalizador é a própria população”, explica Falcão.
fonte g1